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A Rede de Ensino Doctum, por meio da Casa do Cidadão, iniciou nesta segunda-feira (09/06), o atendimento gratuito a aposentados e pensionistas que não autorizaram descontos de entidades associativas em seus benefícios do INSS. O serviço segue até o dia 30 de junho, sempre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A Casa do Cidadão fica situada na Rua João Pinheiro, 168, no Centro de Caratinga.
A iniciativa tem como objetivo auxiliar os beneficiários que possuem dificuldades com os canais digitais do governo federal. Com o apoio de profissionais e estudantes do curso de Direito da Doctum, os atendimentos ajudam a saber se houve desconto indevido e orientam sobre como pedir o reembolso.
Para ser atendido, é necessário levar CPF, identidade e carteira de trabalho e, se possível, a senha do Gov.br, que facilita o acesso aos sistemas do INSS.
“A Casa do Cidadão e o Núcleo de Práticas Jurídicas da Doctum, vão apoiar todas as pessoas que foram vítimas da fraude do INSS a recuperarem seu dinheiro. Toda tarde, a partir das 13h, nossa equipe estará pronta para oferecer orientação jurídica gratuita e humanizada, e acolher quem precisa”, informou Patrick Mafressi, professor e coordenador do curso de Direito.
A iniciativa representa o compromisso da instituição com o bem-estar e a cidadania. O presidente executivo da Rede Doctum, Pedro Leitão, também destacou a importância da ação:
“Estamos ao lado da população para enfrentar esse esquema que retirou dinheiro de quem mais precisa. Divulgue essa notícia – pode ajudar alguém da sua família ou da sua comunidade a recuperar um valor que faz diferença no fim do mês”.
Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Previdência Social, até o dia 6 de junho, quase 3 milhões de beneficiários já haviam contestado descontos indevidos. Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.
Um total de 42 entidades que têm acordo de cooperação com o INSS foram contestadas. A Advocacia-Geral da União (AGU) já informou que o governo pretende devolver os valores aos prejudicados até o fim do ano. Para isso, é necessário que o beneficiário informe ao INSS que não autorizou os descontos.
Os únicos canais oficiais para contestar os valores e solicitar reembolso são:
Além disso, desde o final de maio, agências dos Correios em todo o país passaram a atender presencialmente quem tem dificuldade com os canais digitais. Atenção! O INSS não entra em contato por telefone, SMS ou e-mail para falar sobre o reembolso. Fique atento a tentativas de golpe.
Casa do Cidadão – Rede de Ensino Doctum
Rua João Pinheiro, 168 – Centro – Caratinga/MG
Atendimento: segunda a sexta, das 13h às 17h
A Rede de Ensino Doctum, por meio da Casa do Cidadão, iniciou nesta segunda-feira (09/06), o atendimento gratuito a aposentados e pensionistas que não autorizaram descontos de entidades associativas em seus benefícios do INSS. O serviço segue até o dia 30 de junho, sempre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A Casa do Cidadão fica situada na Rua João Pinheiro, 168, no Centro de Caratinga.
A iniciativa tem como objetivo auxiliar os beneficiários que possuem dificuldades com os canais digitais do governo federal. Com o apoio de profissionais e estudantes do curso de Direito da Doctum, os atendimentos ajudam a saber se houve desconto indevido e orientam sobre como pedir o reembolso.
Para ser atendido, é necessário levar CPF, identidade e carteira de trabalho e, se possível, a senha do Gov.br, que facilita o acesso aos sistemas do INSS.
“A Casa do Cidadão e o Núcleo de Práticas Jurídicas da Doctum, vão apoiar todas as pessoas que foram vítimas da fraude do INSS a recuperarem seu dinheiro. Toda tarde, a partir das 13h, nossa equipe estará pronta para oferecer orientação jurídica gratuita e humanizada, e acolher quem precisa”, informou Patrick Mafressi, professor e coordenador do curso de Direito.
A iniciativa representa o compromisso da instituição com o bem-estar e a cidadania. O presidente executivo da Rede Doctum, Pedro Leitão, também destacou a importância da ação:
“Estamos ao lado da população para enfrentar esse esquema que retirou dinheiro de quem mais precisa. Divulgue essa notícia – pode ajudar alguém da sua família ou da sua comunidade a recuperar um valor que faz diferença no fim do mês”.
Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Previdência Social, até o dia 6 de junho, quase 3 milhões de beneficiários já haviam contestado descontos indevidos. Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.
Um total de 42 entidades que têm acordo de cooperação com o INSS foram contestadas. A Advocacia-Geral da União (AGU) já informou que o governo pretende devolver os valores aos prejudicados até o fim do ano. Para isso, é necessário que o beneficiário informe ao INSS que não autorizou os descontos.
Os únicos canais oficiais para contestar os valores e solicitar reembolso são:
Além disso, desde o final de maio, agências dos Correios em todo o país passaram a atender presencialmente quem tem dificuldade com os canais digitais. Atenção! O INSS não entra em contato por telefone, SMS ou e-mail para falar sobre o reembolso. Fique atento a tentativas de golpe.
Casa do Cidadão – Rede de Ensino Doctum
Rua João Pinheiro, 168 – Centro – Caratinga/MG
Atendimento: segunda a sexta, das 13h às 17h